?>
Acabamentos estilosos e eletros modernos deixam o ambiente perfeito para receber as visitas. Com geladeira, cooktop, forno elétrico, coifa, banquetas e todos os armários
Matéria publicada por
Reportagem visual Eliana Medina e Thais Cristina de Oliveira (colaboração) / Texto Daniella Grinbergas / Fotos Luis Gomes
Em uma cozinha que se une ao estar, o capricho nas paredes que ficam à mostra é obrigatório. Repare nestas aqui, na cor berinjela: muito além do tom, o acabamento atrai por fugir do lugar-comum, pois trata-se de laminado melamínico (Formiwall, da Formica). Com poucas emendas, esse material é fácil de limpar e tem aplicação rápida – basta passar cola de contato no verso e na superfície que o receberá. Projeto de KTA Krakowiak Tavares Arquitetura.
De acordo com José Reginaldo Missiato, da Formica, o laminado melamínico não é inflamável e pode ser instalado atrás do fogão. Um produto similar, porém com alta resistência à umidade (Real Color, também da Formica, na cor branca), faz as vezes de bancada da pia. Projeto de KTA Krakowiak Tavares Arquitetura.
Como não há fronteiras, o preparo de um simples grelhado pode espalhar o cheiro da comida pela casa, então vale a pena investir em uma coifa com alto poder de sucção. Não se preocupe se o cômodo não permitir a passagem do duto, que leva a fumaça para fora, pois a maioria dos equipamentos dispõe da função depurador, que filtra o ar e o devolve limpo. Para deixar o visual moderno, sai de cena o fogão de piso, e entra o cooktop. “A ideia foi separar o forno, que está no paneleiro, facilitando a retirada dos pratos quentes”, diz Ana Cristina.
É possível montar e remontar o arranjo de inúmeras maneiras com os Vasinhos Componíveis. Feita de plástico, cada unidade possui encaixes na base para se acoplar às outras. O jogo com 16 custa R$ 28 na Artlet. Projeto de KTA Krakowiak Tavares Arquitetura.
Acabamentos atraentes, equipamentos modernos e muita organização não podem faltar: para fazer jus ao status de ambiente social que vem conquistando, o espaço integrado à sala precisa se vestir à altura. Por 10 x R$ 505, você recria este projeto – com armários, banquetas e todos os eletrodomésticos. Projeto de KTA Krakowiak Tavares Arquitetura.
O layout da área de serviço foi planejado em função das tarefas ali desempenhadas. “Pensamos na funcionalidade deixando a máquina de lavar próxima ao tanque, com o varal acima deles, e concentrando o uso molhado do mesmo lado. O outro fica livre para os cuidados com a roupa seca e para guardar os materiais de limpeza”, explica Ana Cristina.
Alternativa à onerosa marcenaria, os armários comprados prontos dão conta do recado na cozinha e na área de serviço. “Atualmente, as empresas oferecem muitas opções de módulos com tamanhos e funções variados”, comenta Ana. Para a cozinha, as arquitetas especificaram quatro peças de chão em medidas que exploram ao máximo a largura do cômodo. Já na lavanderia, a escolha recaiu sobre itens que acumulam funções: um tanque com corpo de gabinete, um armário dotado de tábua de passar e um conjunto que reúne três prateleiras fixas.
Se quase não há demarcadores entre os cômodos, com o piso, não poderia ser diferente. Um laminado em tom clarinho permeia o projeto, reforçando a unidade visual e a sensação de aconchego. Ficou na dúvida quanto à instalação desse tipo de produto em ambientes molhados? O fabricante do modelo Formipiso, a Formica, garante que não há impedimentos. “Ele tem ótima resistência à água; só apresentará algum problema se ficar submerso por mais de quatro dias”, afirma José Reginaldo Missiato.
Como não há divisão com a sala, foi preciso aproveitar ao máximo a extensão da parede oposta para alocar todos os móveis e a geladeira. Mais liberdade: a bancada solta (1) pode ficar encostada na parede vizinha à lavanderia ou ser deslocada e posicionada como preferir na hora de receber, cozinhar e limpar o espaço. Na área de serviço, nada de desperdiçar centímetros valiosos com a abertura da porta. Um modelo de correr (2) é o melhor aliado.
O casamento de berinjela e rosa enche o projeto de vida, e a base clara garante a leveza. “Misturar nuances fortes dá certo, e o segredo é apostar em apenas uma vibrante – nesse caso, o magenta”, ensina Ana. Os adesivos, na parede lateral e na geladeira, acompanham a paleta. Projeto de KTA Krakowiak Tavares Arquitetura.
Em uma cozinha que se une ao estar, o capricho nas paredes que ficam à mostra é obrigatório. Repare nestas aqui, na cor berinjela: muito além do tom, o acabamento atrai por fugir do lugar-comum, pois trata-se de laminado melamínico (Formiwall, da Formica). Com poucas emendas, esse material é fácil de limpar e tem aplicação rápida – basta passar cola de contato no verso e na superfície que o receberá. Projeto de KTA Krakowiak Tavares Arquitetura.
Se o anfitrião gosta de cozinhar, nada melhor que ter os convidados por perto durante o preparo das especialidades da casa. Quem já participou de um encontro assim sabe: o clima descontraído de uma cozinha que reúne amigos e família pode ser até mais convidativo do que o conforto do sofá da sala. Portanto, é tempo de olhar para esse cômodo e prepará-lo para ser o centro das atenções, como fizeram as arquitetas paulistanas Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran, da KTA Krakowiak Tavares Arquitetura, neste projeto em parceria com MINHA CASA. Sem paredes divisórias, a cozinha se abre completamente para o estar – nem mesmo a bancada oferece barreiras. E, como a atmosfera alegre permite brincar com os acabamentos, tons intensos, estampas e materiais inovadores respondem pelo astral lá em cima.
Preços pesquisados em dezembro de 2013
* Largura x profundidade x altura
** Parcelamento válido no período de 23 a 28 de fevereiro de 2014.
Desenvolvimento