?>
Matéria publicada por
por Cynthia Garcia Fotos Romulo Fialdini
"Se eu não fosse jornalista, teria enveredado pela arquitetura ou pela decoração”, confessa Silvia Poppovic no bonito apartamento de 450 metros quadrados, em Higienópolis, onde vive com o marido, a filha e dois gatos. O imóvel, reformado por Vera Suplicy, que comanda a Suplicy Arquitetura, foi decorado a quatro mãos, por ela e a amiga arquiteta. “Morei anos no 18º andar, nunca imaginei que no terceiro pavimento, à altura das copas das árvores, seria tão prazeroso”, revela sobre a moradia ancorada em prédio com a expressiva arquitetura dos anos 1960 que imprime um charme especial a esse bairro paulistano.
Ao adquiri-lo do ex-diretor do Masp, Fábio Magalhães, o endereço se encontrava em bom estado, mas era preciso adequá-lo aos novos moradores.
“Precisávamos do espaço da minha filha, que é adolescente; do social para recebermos nossos amigos; e para meu marido, um bom escritório, uma adega e um home-theater para ele curtir suas óperas”, diz sobre o companheiro, o neuro-endócrino Marcello Bronstein, amante da lírica e com o qual compartilha a vida e a paixão por Wagner.
No entanto, para a arquiteta havia outro desafio: “Quando eles se conheceram, os dois foram a uma mostra do Aguilar e cada um comprou para os apartamentos onde viviam uma tela de 2,5 m x 2,5 m. Ao se mudarem era condição sine qua non tê-las lado a lado, simbolizando a união”. O desejo foi realizado graças ao pé-direito de três metros e à proporção do living, um generoso quadrado de 8m x 8m. As duas obras expressionistas abstratas do artista paulistano de dimensão idêntica estão expostas na única parede grafite do living que atravessa o home-theater até a sala de jantar numa reta de 20 metros, fazendo com que da mesa da Etel Carmona, sentado nas cadeiras da designer Patricia Urquiola, o casal possa admirar o verde emoldurado pelo janelão do estar sobre a bucólica rua enquanto saboreiam uma refeição.
Living
Na página anterior, ao lado de uma luminária de papel, Akari, do designer Isamu Noguchi, a jornalista Silvia Poppovic e seu gato.
Acima, o janelão do living traz a copa das árvores para dentro do apartamento, neste canto, a luminária Arco (1962), do designer italiano, Achille Castiglioni para Flos.
Abaixo, lado oposto do living, sobre a mesa de centro, sua coleção de pesos de cristal Murano, na parede, duas telas de Aguilar (1987) e conjunto de sofá e poltronas B&B Italia, Atrium
“Gosto de flor, de tecidos, de luminárias,
de decoração, de festa de família, de
usar a casa sem frescuras. Fazer meu
apartamento para os meus foi uma
grande curtição”
Detalhes
Acima, à esquerda, na sala de jantar, bancada iluminada em granito translúcido Cristallo, tela de Célia Euvaldo e cortina cortada a laser Jeffrey Michaels, comprada em Miami. Ao lado, o home-theater, com luminária Metal C. Cooper (2009), do designer Ingo Maurer, e gravura de Lasar Segall. Abaixo, canto do living
Após a reforma, a nova planta ganhou três ótimos quartos, sendo um deles para hóspedes, todos contíguos à simpática varanda da área íntima. Nas dependências do casal, cada um tem seu closet e banheiro, no dela há uma televisão protegida por vidro da Cinex. No closet feminino foram dispostos ganchos enfileirados para organizar os looks semanais da jornalista, que tem o guarda-roupa ordenado por cor.
No lado oposto do apartamento concentra-se o serviço, todo branco, com uma sala de almoço com um conjunto de mesa e cadeiras verde limão e uma cozinha Securit, ampla e arejada: “Adoro tecnologia, fiz uma cozinha toda tech”. Nomes importantes das artes plásticas, como Nuno Ramos, Luiz Hermano, Carmela Gross, Sergio Fingerman e Maria Bonomi, e das melhores manufaturas do design nacional e italiano imprimem elegância ao décor contemporâneo e ganham destaque no cuidadoso projeto de iluminação, valorizado pela coleção de luminárias com peças de mestres da arte da luz como Nogushi, Ross Lovegrove e Ingo Maurer. “Minha casa é bonita de dia e de noite. Gosto de flor, de tecidos, de luminárias, de decoração, de festa de família, de usar a casa sem frescuras. Fazer meu apartamento para os meus foi uma grande curtição”, arremata a jornalista Silvia Poppovic, feliz da vida.
Pot-pourri
Na página ao lado, foto maior, hall com piso original. Foto menor, cozinha Securit, com conjunto de mesa e cadeira verde limão Nina da Cinex.
Sobre ela, luminária Zettel’z 5 (1997), com papéis de anotações pendurados, clássico do alemão Ingo Maurer.
Nesta página, ao alto, à esquerda, sala de jantar com mesa Etel Carmona e cadeiras da designer Patricia Urquiola. No alto, à direita, canto do home-theater. Ao lado, à esquerda, tela de cobre de Luiz Hermano e luminária de Noguchi. Silvia e escultura de parede de Carmela Gross
Desenvolvimento