?>
Matéria publicada por
Não tem espaço para um jardim? E um painel vertical não cabe no seu orçamento? Coloque as plantas em vasos pendurados. É o jeito mais simples e econômico para quem não abre mão de ter um pouquinho de verde em casa. Veja cinco ideias:
Foto: Arquivo
Guardanapo no vaso
Quer deixar a sua festa ou o seu almoço no jardim ainda mais elegante? Embale vários vasos pendentes - no caso da foto, com orquídeas - do jardim em guardanapos de tecido grandes. Você pode optar por modelos estampados, coloridos ou lisos.
Foto: Edu Castello
Beleza nas alturas
A paisagista Paula Galbi recebeu uma difícil missão da arquiteta Maria Cecília Figueiredo de Mello, do escritório GMC Arquitetura, responsável pela reforma deste apartamento: criar um lugar para expor as orquídeas da moradora. O problema é que a varanda já estava decorada. Um lado foi transformado em sala de televisão e uma mesa com quatro cadeiras ocupava a outra metade. Para driblar a falta de espaço, Paula fez uma estrutura suspensa com ripas de cumaru que suporta dez vasos.
Foto: Lufe Gomes
Ao contrário
Em casa de paisagista, não podem faltar plantas. A falta de varanda no apartamento de Gil Fialho foi solucionada com verde nos ambientes. Sobre a bancada da cozinha, fica um vaso de ponta cabeça, que encanta a pequena Helena, de um ano e oito meses. A técnica, conhecida como Sky Planter, funciona com uma tampa na parte inferior, que garante que a água e a terra não escapem.
Foto: Rogério Voltan
Verde em vidros
Com poucas intervenções, os potes de azeitona se transformam em vasos pendentes. Basta cortar a parte de cima da tampa com um alicate, mantendo as laterais. Depois, com um prego, faça um furo de cada lado e prenda uma corrente de jardinagem. Vale pintar a tampa com tinta spray para que ela fique da mesma cor da corrente. Produção de Camile Comandini.
Foto: Edu Castello
Integração bem-vinda
Não havia espaço no quintal desta casa para expor as orquídeas do morador. A solução encontrada pela paisagista Susana Udler foi aproveitar a laje sobre a garagem. “Integrei este espaço ao resto da casa e desenhei uma pérgola de ipê para que ele pudesse pendurar a coleção”, conta.
Desenvolvimento