?>
Cada lugar da casa tem sua vocação – e a iluminação eficiente
não só respeita como valoriza isso.
Confira ideias para sala, quartos, cozinha, varanda e banheiro.
Matéria publicada por
Levi Mendes Jr.
Sabores da cozinha. O ambiente pede boa reprodução de cor nas áreas de lavar, estocar, lanchar etc. Atento a essa premissa, mas em nome do bem-estar, o arquiteto David Bastos planejou para a Casa Cor São Paulo 2013 este projeto pleno de luz indireta. No teto, dicroicas embutidas garantem a luz geral. Plano discreto: o painel de gesso tingido de cinza grafite sobressai diante da parede coberta de cimento queimado. A placa parece solta do fundo graças às bordas com lâmpadas de led embutidas.
Divulgação
Quarto cheio de luz. Pensando em superfícies que clareiam de maneira uniforme, e não em focos, o arquiteto Guilherme Torres cercou o refúgio que elaborou para a MostraBlack 2013 com divisórias inteiramente iluminadas. Na prática, a ideia serve para momentos de leitura e relax. Pendentes completam a proposta. Pano contínuo: presa em perfis de alumínio, a lona (Tensoflex) desenha o painel translúcido, que traz, no verso, fluorescentes de tonalidade amarelada.
Luis Gomes
Estar multiplicado. Sem forro e com pé-direito baixo (2,70 m), o apartamento ganhou novos caminhos para a luz: o ponto central no teto se desdobrou no espaço com a ajuda de conduítes rígidos de alumínio galvanizado. A solução ainda agilizou a obra no projeto da Suite Arquitetos. Rede funcional: os holofotes (à esquerda)(Trust Iluminação) trazem lâmpadas halógenas AR 70, de foco mais aberto, e do tipoPAR 20, que pontuam quadros e móveis. Item dos mais versáteis na iluminação de ambientes sociais, a luminária de pedestal(Mixtape, ao fundo) muda de lugar conforme a necessidade.
Leonardo Finotti
Varanda dourada. Para se mesclar à estrutura de eucalipto, os spots e perfis adotados aqui são de cobre, especialidade da Lightworks, que assina a luminotécnica. Leds com temperatura de cor quente asseguram o clima aconchegante na casa de praia em Angra dos Reis, RJ. Pontos de luz: pequenos spots destacam os focos de interesse, como a mesa e a bancada da churrasqueira. Presas nas vigas, as calhas delgadas quase não aparecem. Jogam luz para realçar o forro de bambu e clarear indiretamente o espaço.
Divulgação
Jantar sob as estrelas. O conjunto de pendentes é dotado de lâmpadas incandescentes (com luz amarelada) de 40 e 60 W, além de três halógenas refletoras (PAR 20 de 50 W), que lançam focos mais fechados na mesa. Cada tipo de lâmpada está ligado a um circuito para ser dimerizado separadamente. Projeto do lighting designer Guinter Parschalk. Conjunto sem igual: montados em alturas variadas, os lustres de alumínio com pintura epóxi passam longe de um resultado monótono.
Levi Mendes Jr.
Banheiro versátil. Concebido pela dupla Olegário de Sá e Gilberto Cioni, este banheiro da Casa Cor São Paulo 2013 associa três tipos de iluminação: periférica (spots embutidos no forro que clareiam as paredes), geral (o plafon no centro do espaço) e indireta (para destacar detalhes de arquitetura). Projeto luminotécnico e produtos da Puntoluce. Buracos negros: a ideia era marcar o teto, daí os spots no frame (sem moldura) embutidos em orifícios com fundo escuro. Dicroicas com filtro evitam o ofuscamento e garantem boa condição de uso da bancada. A luminária grande (60 x 60 cm, com duas tubulares T5) proporciona claridade uniforme e funcional. Fica num nicho pintado de preto, repetindo o padrão adotado. Fitas de led atravessam o espaço e evidenciam as superfícies claras de mármore branco sivec. Para um banho aconchegante, todos os ciruitos elétricos são dimerizáveis.
Desenvolvimento