?>
Projeto de Angela Meira para área social é o avesso do espaço convencional e formal
Matéria publicada por
por Ana Carolina Bolsson
Foto: Carlos Edler / Divulgação
Para o seu primeiro apartamento, o jovem proprietário do imóvel de 70 metros quadrados de área em Porto Alegre queria uma proposta completamente multifuncional. O desejo era por um ambiente agradável e de visual descontraído, onde se pudesse ouvir música, reunir os amigos com conforto no bar e também acomodar a família para jantares em um espaço convencional e formal. Com living integrado à cozinha, o trabalho da arquiteta Angela Meira foi criar uma base sóbria única com toques de personalidade.
– Minha proposta fugiu do óbvio: cozinha e sala de jantar. Criei um home bar junto (foto abaixo) da cozinha, que conta com churrasqueira. Ele me contou que alguns amigos ficam ali quando ele está assando o churrasco, e o resto da turma, jogada pelo sofá – relata.
O azul, aliás, tem papel fundamental no projeto. A profissional escolheu a cor num tom vivo para colorir todas as portas internas e também de forma pontual a pérgola do bar e a bancada utilizada para trabalho na continuação da parede da TV.
– Com matiz masculina, o preto impera no mobiliário e no revestimento tipo tijolo rústico das paredes do estar e jantar. Na verdade, são plaquetas que imitam tijolo, lavadas de tinta preta para esse acabamento desejado – explica.
Mas foi no detalhamento que o imóvel assumiu o perfil de estúdio desejado pela autora.
– Por isso optei pela mistura de gesso e laje aparente. Assim, conseguimos destacar iluminações indiretas e luminárias de soprepor. Até a parede da entrada ganhou uma "sobre parede" em gesso acartonado com iluminação embutida – conclui.
O piso vinílico, em tom escuro, quase preto, imita madeira de demolição. Os quadros tomam conta das paredes e criam um ar despojado.
Desenvolvimento