?>
Será que uma casa em um condomínio fechado é mais valorizada do quem em bairro aberto e porque é mais valorizada? Quais os fatores que podem justificar tal investimento?
Em quase todas as cidades é comum encontrarmos bairros mais nobres e bairros mais simples. O critério que usamos para esta classificação está invariavelmente ligado ao padrão das construções, assim, os bairros que apresentam construções maiores e de padrão mais elevado tendem a ser mais valorizadas e acaba recebendo o status de bairro nobre, embora a essência da nobreza não esteja associada diretamente com dinheiro, mas esta é outra discussão.
Mas atualmente este conceito tem sofrido algumas mudanças e o conceito de bairro nobre está migrando em passos largos para os condomínios fechados, em algumas cidades, como a que eu moro é comum o consenso de que construir uma casa de alto padrão é algo para ser feito em condomínio e não em bairro aberto. O motivo? Posso responder com certeza de que é a segurança.
Com esta busca por espaços em condomínios fechados é natural uma maior valorização dos imóveis dali, afinal existe a máxima da oferta e da demanda, pois onde é maior demanda é natural os preços elevarem-se. Isto é tão verdade que recentemente enquanto discutia com um pedreiro os valores para a construção de uma casa em um condomínio, ficou a impressão de que eles olham de forma diferente e a construção de casas em condomínios e consequentemente tendem a cobrar mais.
Acredito que pelo menos três fatores influenciam e justificam a valorização de uma casa em condomínios fechados:
Desenvolvimento