?>
Não há pesquisas científicas, mas a sabedoria popular comprova que essas plantas são protetoras, afastam o mau-olhado e energias ruins e ainda trazem bem-estar para a casa. Não custa tentar, não é mesmo? Conheça a história e a especialidade de cada uma delas
Matéria publicada por
Proteção nunca é demais, seja em casa, no trabalho e até no escritório. Ter plantas por perto é um jeito fácil, barato e simples de garantir o bem-estar no seu ninho. Ok, sabemos que não há nenhuma confirmação científica, justamente porque estamos falando de energia. Não se vê, não se ouve: basta sentir.
Naturalmente todas as plantas fazem bem ao ambiente, mas algumas são historicamente conhecidas por espantar energias ruins e atrair sorte. Fizemos uma seleção das espécies historicamente conhecidas por trazer bons fluidos para o seu lar. Confira:
Jardineiras são ótimas para driblar a falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas. Da esquerda para a direita: manjericão, cebolinha, orégano, tomilho, alecrim e sálvia (Foto: Evelyn Müller/Casa e Jardim)
1. Alecrim
Quando parece que a vitalidade da casa foi embora, o alecrim é perfeito para melhorar o clima. É considerado também um poderoso estimulante natural, favorecendo as atividades mentais, estudos e trabalho. O jeito certo de cuidar da erva é deixá-la no sol, em ambiente arejado e esperar a terra secar antes de regar novamente.
À esq.: A hortinha mistura espécies perfumadas, como a lavanda e a arruda, e temperos – hortelã, manjericão miúdo e alecrim. A dica para esse tipo de horta é: quanto mais você retira as folhas, mais elas ficam viçosas (Foto: Casa e Jardim)
2. Arruda
É umas das plantas mais poderosas para combater inveja e mau-olhado. Quando colocada em um ambiente, além de proteger, emite vibrações de prosperidade e entusiasmo. Uma dica é ter sempre um galho de arruda junto ao corpo para espantar as energias negativas. Além de suas características de proteção, ela é fácil de cuidar, só precisa estar sempre úmida e receber bastante sol.
Projeto da arquiteta Bruna Riscali (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)
3. Árvore-da-felicidade
A espécie é recomendada para ajudar a resolver questões amorosas. Não é à toa que sempre é plantada em duas mudas, conhecidas como macho e fêmea. Com uma bela folhagem, a árvore-da-felicidade se dá bem tanto dentro como fora de casa, mas tem de ficar perto de janelas, em local bem iluminado e arejado.
Folhas verdes e vasos ou copos transparentes, não tem como errar: com espécies de formatos diferentes (como xanadu, antúrio e avenca), em recipientes de tamanhos variados, você faz num instante um arranjo original e tão simples quanto chique (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
4. Avenca
Traz paz ao relacionamento conjugal. Muito sensível, a avenca é um verdadeiro termômetro ambiental, pois pode se "desmanchar" com quedas de energia. Boa para ter dentro de casa, a planta requer alguns cuidados, como mantê-la sempre úmida e adubada com regularidade.
(Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)
5. Comigo-ninguém-pode
Esta é a planta ideal para proteger o ambiente de energias negativas. Coloque-a sempre em lugar sombreado e não regue demais. No entanto, é preciso tomar cuidado com crianças e animais de estimação. A herbácea tem pequenos cristais dentro das células. Se ingeridos, instalam-se na traqueia e criam um edema que pode levar à morte.
O tostão, também conhecido como dinheiro-em-penca, tem fama de atrair prosperidade. Plantado em xícaras delicadas, com um trevo de feltro, agrada até ao mais espiritualizado dos amigos (Foto: Rogério Voltan/Editora Globo )
6. Dinheiro-em-penca
Como o próprio nome diz, o forte desta planta é atrair dinheiro. Por isso, o ideal é que ela fique perto de onde se guarda coisas de valor em casa. Se for em um ambiente profissional, um bom lugar é próximo ao departamento financeiro ou de vendas. É importante garantir que a planta tome bastante sol e se mantenha úmida.
Em cada vaso triangular há espaço de sobra para posicionar nove maços de espada-de-são-jorge, distanciados de 15 cm a 18 cm entre si (Foto: Arquivo Casa e Jardim)
7. Espada-de-são-jorge
Por causa de suas folhas pontudas, a planta é associada ao poder de cortar as energias negativas, a inveja, olho-gordo e mau-olhado. Ao cortar as energias negativas, atrai coragem e prosperidade e ainda ajuda a purificar o ar, pois "filtra" poluentes.
8. Guiné
Se você não é um jardineiro de mão cheia, a guiné é para você. É uma planta rústica, resistente e não requer muitos cuidados. O segredo é mantê-la sempre úmida. Em casa, pode ser utilizada para uma limpeza energética. Popularmente, a guiné também é bastante conhecida por combater o mau-olhado. Por isso, procure deixá-la próxima às portas de entrada, para filtrar as energias negativas.
A paisagista Paula Magaldi projetou este jardim vertical, formado por espécies como ripsális, lírio-da-paz, columeia, samambaia e aspargo-samambaia plantadas em vasos de fibra de coco (Foto: Renato Corradi/Casa e Jardim)
9. Lírio-da-paz
Atrai paz e pureza para o ambiente. Acredita-se que a planta tem o poder de eliminar pensamentos negativos, más energias e ondas eletromagnéticas que vêm de aparelhos eletroeletrônicos e celulares. Para mantê-la saudável, procure manter a terra sempre úmida.
10. Manjericão
Além de conferir sabor a molhos e outros pratos, o manjericão pode ajudar a limpar o ambiente e dinamizar a energia. Os cuidados com a erva são bem simples: precisa de sol e de terra sempre úmida.
Desenvolvimento