?>
Casal cria decoração sustentável com madeira reaproveitada
Ideia de mudar a casa os levou a vender os produtos na internet
Matéria publicada por
Hoje a gente traz um pouco da história super bacana de um casal que resolveu mudar temporariamente para um espaço pequeno,pois queria construir uma casa e teve a ideia de fabricar os seus próprios móveis para a nova decoração sustentável. O que Diogo Albuquerque e Bárbara Rodrigues não imaginavam é que dessa ideia iria surgir o negócio da vida deles.
Amantes da natureza e mais do que a favor da sustentabilidade, Bárbara e Diogo buscaram produzir seus móveis para reduzir custos e acabaram encontrando nos pallets reciclados uma forma moderna e criativa de mobiliar o seu lar temporário.
A sala do casal, com sofá e mesa auxiliar feitos de pallets.
A cozinha compacta também foi toda feita a partir dos pallets.
No quarto, a cama de casal e mesa de cabeceira com pallets.
Em agosto de 2013, depois de ver como a casa ficou linda com a decoração sustentável, o casal resolveu levar a ideia adiante e criou a empresa Casa com Pallet, que oferece pallets reaproveitados, sejam prontos para uso ou ainda crus, para acabamento e customização do próprio cliente. A venda é feita pelo site, que conta toda a trajetória da dupla apaixonada pelo que faz e entrega os móveis e pallets em todo o Rio de Janeiro.
O que são pallets?
Pallet original, sem tratamento.
O pallet é um estrado de madeira, que também pode ser produzido em plástico ou metal. Sua origem é da Segunda Guerra Mundial, quando foi criado com a finalidade de ajudar no transporte, manuseio, armazenagem e suporte de cargas. Hoje, empresas também utilizam os pallets para organizar seus estoques, pois a estrutura diminui os danos de produtos, possibilita melhor utilização dos espaços e facilita a identificação dos mesmos para os funcionários.
A questão é que eles são descartados após esse uso e não eram aproveitados até que Diogo e Bárbara descobriram essa utilidade incrível.
“Os pallets originalmente são produzidos de madeiras certificadas de rápido crescimento, como pinus e eucalipto. Os pallet novos recebem um selo indicando a origem e a procedência Inclusive, alguns de nossos pallets são europeus, pois vêm para o Brasil e não retornam ao país de origem devido ao alto custo e baixo valor agregado. Nosso trabalho é reaproveitar esta madeira, que já é certificada, para criar uma nova utilidade e não ser descartada na natureza” – explica Bárbara.
Quando perguntamos o que diriam às pessoas que querem iniciar um trabalho ou atividade sustentável, o casal não hesita:
“Acreditem em seus conceitos, busquem conhecimento e tenham coragem para realizar, mas nunca se esqueçam dos três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental”.
Desenvolvimento