?>
Matéria publicada por
Prepare-se para mudar o seu conceito de morar. Com apenas 19 m², esse apartamento, no centro de São Paulo, comprova que é possível viver – com conforto – em pouquíssimo espaço. Projeto do escritório Plano B em parceria com a imobiliária Refúgios Urbanos
Repare na viga de cimento queimado. Essa foi a parede que o arquiteto Ricardo Camargo decidiu derrubar para integrar o ambiente (Foto: Emiliano Hagge/Divulgação)
Se você passar em frente e reparar na fachada do Palacete Riachuelo, um dos edifícios residenciais mais antigos de São Paulo, jamais vai imaginar que no terceiro andar deste prédio existe um apartamento de apenas 19 m² confortável e moderno.
O desafio de renovação e transformação coube ao arquiteto Ricardo Camargo, do escritório Plano B Arquitetura & Retrofit em parceria com a imobiliária Refúgios Urbanos.
A primeira decisão tomada pelo profissional foi integrar todos os ambientes. A parede que dividia o micro apê foi removida e todo o apartamento foi descascado para que os materiais da construção original aparecessem.
Belíssimo e cheio de história, o piso de madeira de demolição foi restaurado. Algumas partes tiveram que ser repostas com madeira do mesmo tipo. Além do piso, os tijolos originais foram mantidos à vista em uma das paredes.
Mesmo com tão poucos metros, o apartamento tem duas portas de entrada e duas pequenas varandas. Sobrava pouco espaço para os móveis. A solução foi fechar uma das portas de entrada e investir em um móvel multi-uso que ocupa quase todo o comprimento do apê. Esse móvel, desenhado pelo arquiteto e executado pela Personalitté Marcenaria, abriga uma mini-cozinha com espaço para pia e um fogão com duas bocas, além de armários para o micro-ondas, louças, panelas e lixo. Na sequência, há espaço para o frigobar, para a máquina de lavar e para as roupas.
A mesa retrátil comporta até quatro pessoas, mas depois fica colada à parede sem ocupar espaço. O mesmo vale para o sofá-cama, que acomoda duas pessoas confortavelmente.
Foi o banheiro que sofreu a maior transformação. Para ganhar mais amplitude, Ricardo apostou no boxe todo de vidro transparente, apenas o vaso sanitário tem o vidro jateado. O piso da área molhada é de cimento queimado. Simples, prático e funcional. Você viveria aqui?
O armário multi-uso acomoda a pia, um fogão de duas bocas, além de armários para o micro-ondas, louças, panelas e lixo. Na sequência, há espaço para o frigobar, para a máquina de lavar e para as roupas. (Foto: Emiliano Hagge/Divulgação)
Em apenas 19 m², a saída foi optar por um sofá-cama que acomoda confortavelmente duas pessoas (Foto: Emiliano Hagge/Divulgação)
A mesa retrátil é a solução perfeita para acomodar as pessoas durante as refeições sem ocupar espaço quando estiver sendo usada (Foto: Emiliano Hagge/Divulgação)
A área molhada tem piso de cimento queimado e boxe com vidro transparente para garantir amplitude (Foto: Emiliano Hagge/Divulgação)
Planta do apartamento de 19 m² (Foto: Divulgação)
Desenvolvimento