?>
Com ambientes cada vez mais integrados, é cada vez mais comum cozinhar e conversar com as visitas ao mesmo tempo. Confira 31 projetos de cozinhas americanas do CasaPRO
Reportagem publicada em
Nádia Sayuri Kaku
O espelho na lateral amplia este espaço projetado pela arquiteta Maristela Bernal, que tem a cor turquesa como elemento de destaque. A luz da arandela se reflete no papel de parede, que tem uma tonalidade parecida com a parede ao lado do passa-prato. A mesa de vidro foi feita sob medida e é fixada na parede.
O móvel que separa a cozinha da sala neste projeto da arquiteta Caroline Schneider tem múltiplas funções: bancada de refeições, armário, aparador e adega. Para se encaixar na parede, tem um recorte em formato de “L” no tampo. A divisão dos ambientes também é marcada por pisos diferentes.
Para integrar a sala de almoço com a cozinha, a designer de interiores Kátia Pimenta utilizou um balcão de granito, que abriga armários de um lado e uma extensão da bancada de outro. Um vidro protege o tampo da mesa e as cadeiras são de ratan.
A cozinha projetada pela arquiteta Thais Lenzi Bressiani utiliza o vermelho no armário de MDF e também em diversos acessórios do ambiente. Na parede, uma tinta que imita lousa é utilizada para anotar recados e receitas. Para não pesar no ambiente, os armários ganharam portas translúcidas.
Projetada pela arquiteta Maristela Bernal para um jovem casal de Salvador (BA), esta cozinha tem um balcão divisório com tampo de granito São Gabriel. Para as refeições, uma bancada de MDF foi instalada um pouco abaixo e se estende até parede ao lado, formando o painel de TV.
Para integrar a sala de estar a e cozinha neste apartamento de 60 m², a designer de interiores Kátia Pimenta optou por móveis brancos e toques de cor em lugares estratégicos: o laranja sobre a pia e a divisória roxa. As duas cores se repetem nos acessórios espalhados no ambiente.
O balcão em alvenaria separa a cozinha da copa deste apartamento paulistano. Com móveis brancos e tampos de silestone, o ambiente se aquece com revestimentos teca e as banquetas e acessórios vermelhos. Projeto da arquiteta Andreia Cezar.
Assinada pela arquiteta Eliana Rodrigues de Alcântara, esta cozinha faz parte de uma cobertura na Ilha do Governador (RJ) e foi feita com móveis modulares de MDF. Pastilhas de vidro coloridas seguem o desenho da bancada e combinam com as baquetas. Repare na adega sobre a geladeira.
As pastilhas pretas e brancas foram escolhidas pela arquiteta Roberta Ribeiro para combinar com a bancada que já veio pronta neste apartamento de Cuiabá (MT). A extensão de vidro diminui a altura e permite o uso de cadeiras – do outro lado, pode-se usar bancos mais altos.
Para este apartamento em São Paulo, a arquiteta Letícia Reigada usou o truque da parede de espelhos para aumentar o ambiente – a inovação aqui fica por conta da intercalação com faixas de madeira, que trazem textura e cor para o ambiente também.
A coifa circular dá o tom desta cozinha projetada para um jovem executivo pelo designer André Martins. Integrada ao espaço social, o ambiente tem o mesmo piso da sala e é composto por armários pretos com faces externas de vidro texturizado e fundo pintado de grafite.
A ideia inicial do morador era fechar a cozinha e isolá-la da sala. Mas a arquiteta Ana Paula Barros achou não valia a pena desmontar tudo e manteve o móvel da mesa de jantar e o painel divisório. O tom azul escuro destaca os móveis e os objetos de design conferem cor ao ambiente.
Com 14 m², esta cozinha e churrasqueira são de uma casa de condomínio de Niterói (RJ). Granito preto São Gabriel reveste a bancada, os tampos e a parede ao fundo do fogão, que está na diagonal para esconder uma coluna. A iluminação é feita com falsas claraboias no gesso. Projeto de designer Ana Lucia Nunes Gomes.
A cozinha se integra à sala por meio de um passa-prato feito de alvenaria com tampo de melanina. Na base, um espelho dá profundidade e reflete as banquetas estofadas que dão o toque de cor ao ambiente. Os nichos superiores possuem espelhos ao fundo assim como a cristaleira. Projeto da designer Marli Lima.
Em um apartamento localizado em Jaraguá do Sul (SC), a cozinha integrada às salas de jantar e de TV tem 7,5 m². Os móveis são de MDF com estrutura em cor bege, padrão amadeirado nos armários inferiores e portas basculantes feitas de vidro preto. Projeto da arquiteta Elis Ferraresi Freiberger.
Desenvolvimento