?>
Matéria publicada por
Em 2014, o pessoal da 3.4 Arquitetura terminou a casa Solar da Serra, uma residência contemporânea, localizada em Brasília. A cassa possui um total de 95m² de área construída. Nada muito grande, mas nem por isso deixa de nos impressionar com sua beleza e bom gosto.
A calma e tranquilidade do local faz dele um ótimo destino para descansar e recuperar energias. A casa fica em um terreno bem grande, 1800m², portanto, privacidade aqui, não é um problema. Como a construção ocupa uma pequena porção do terreno, o resto está ali simplesmente para complementar a vista, que é de tirar o fôlego.
A casa foi construída em um declive suave e é possível ter acesso à linda vista por ambos os lados da construção. Grandes portas de vidro deslizantes permitem que a luz natural entre e, ao mesmo tempo, oferecem vistas panorâmicas da bela paisagem dos arredores.
Seu interior segue a linha minimalista. A casa é composta de uma sala, cozinha americana, home-office, quarto, banheiro e uma pequena lavanderia. Os ambientes são emoldurados por pequenos terraços e portas de vidro deslizantes.
A sala e a cozinha são decoradas com uma paleta de cores neutras. O cinza do concreto é a cor base de tudo, que é complementada com tons de marrom e texturas de madeira. O mobiliário é simples e com linhas retas. Engloba uma série de prateleiras e nichos, mas o rack da TV também segue essa linha simples e elegante.
Uma paleta de cores similar foi utilizada no quarto. Alguns toques em preto e branco ajudam a harmonizar a decoração. O piso de madeira ajuda a deixar o ambiente aconchegante e, embora as janelas se abram completamente para o exterior, o cômodo é muito acolhedor.
A casa foi projetada como uma estrutura de concreto armado compacto, o que deu um ar um tanto quanto rústico. Como resultado, o design dos interiores é um tanto quanto eclético, um pouco industrial, mas também moderno e até mesmo um pouco clássico. A simplicidade da decoração é complementada pela linda vista do entorno.
fotos: Joana França
Desenvolvimento