?>
Matéria publicada por
Com 185m² de área construída, a Casa Maracanã tem esse nome por causa da rua onde está localizada, no bairro da Lapa, em São Paulo. A casa atende a um programa de necessidades bem simples: são três pavimentos, distribuídos de acordo com as necessidades da família, composta de pai, mãe e dois filhos. Feita em blocos de concreto, muito bem assentados, as paredes não precisaram nem de acabamentos. Ela emprega uma sustentação constituída de paredes auto-portantes (que apoiam a construção) e laje maciça com 22 cm de espessura, vencendo o vão de nove metros. Tudo foi tão bem feito e tão bem pensado que a gente nem percebe que não há pintura nas paredes ou revestimento no piso.
No pavimento inferior, encontram-se os espaços sociais: sala de estar, jantar, escritório e pequeno banheiro, além de cozinha e lavanderia. Com um pé-direito de 5,15m nesta área, foi possível instalar um mezanino no nível da rua, onde ficam a garagem e a entrada da casa. No andar superior, ficam três dormitórios e um banheiro.
A extrema simplicidade dos materiais empregados na obra exigiu cuidados e confiança nos fornecedores, que conseguiram garantir blocos em um tom de cinza bem claro e uniforme.
fotos: Terra e Tuma – Pedro Kok
Desenvolvimento