?>
Matéria publicada por
Há uma atmosfera de simplicidade, alegria e conforto em ambientes com o estilo escandinavo. Deve ser por isso que muita gente – inclusive a gente – gosta bastante dele. A combinação e o equilíbrio entre aconchego, simplicidade e formas contemporâneas, traz o resultado que todos nós já vimos e aprovamos. A tendência para a ornamentação mínima e clean dentro design escandinavo é também atraente para aqueles que tentam (ou precisam) viver mais com menos. E se você também é um apreciador do estilo escandinavo, que busca novas maneiras de trazê-lo para dentro de casa, aqui estão algumas fotos inspiradoras e mais algumas dicas para você. Divirta-se!
foto: Alvhem
1. Uma cor que ajuda bastante na iluminação, principalmente em um lugar onde os dias podem ser bastante curtos, como na Escandinávia, é o branco. Branco no branco no branco.
foto: Entrance
2. Os estofados e tecidos geralmente são neutros e naturais. Linhos, algodão e lã são super bem-vindos. Já as cores não fogem muito do padrão branco/bege, cinza, marrom, e preto.
foto: Alvhem
3. Em meio a sua simplicidade, o design escandinavo costuma fazer referências a paisagens naturais, tais como lagos, montanhas e florestas. Portanto, as plantas são sempre muito bem-vindas!
foto: Alvhem
4. Mantenha os espaços livres do excesso de coisa (enfeite, bibelô, caixinha, etc). Lembre-se que os melhores modelos escandinavos são limpos, alinhados, sem muita informação e meticulosamente decorados.
foto: Fantastic Frank
5. Sempre que possível, tente incorporar linhas retas dentro da própria arquitetura, como em escadas ou em outros detalhes construtivos.
foto: Modern Findings
6. Cores vibrantes em pontos estratégicos (móveis, acessórios de decoração, quadros, etc) podem melhorar qualquer ambiente escandinavo.
foto: Laura Seppanen
7. Luminárias, sejam elas de chão, parede ou teto, no design escandinavo, tendem a ser simples, minimalistas e modernas, com formas bem definidas.
foto: Lovely Life
8. Três componentes são a essência do design escandinavo: beleza, unidade e simplicidade. A utilização de materiais simples ajuda na elegância de um espaço escandinavo.
foto: Woon Guide
9. Iluminação natural e, portanto, janelas, é extremamente importante no design escandinavo. Muitas vezes, as próprias janelas são tratadas como o ponto focal do ambiente. Assim, sempre que possível e apropriado, mantenha as janelas sem adornos, de modo a dar entrada ao máximo de luz natural possível. Se forem utilizados tratamentos de janela, eles devem ser simples e livres de decoração extra, como franjas ou saias.
foto: Stadshem
10. O piso de um autêntico ambiente escandinavo é de madeira e de preferência uma madeira clara. Mas hoje em dia a gente tem muitas outras alternativas mais baratas e práticas do que o piso de madeira. Não fique com medo de usar possíveis substitutos.
foto: Kristofer Johnsson
11. O estilo escandinavo não se acanha frente aos toques rústicos e industriais, como canos e dutos de fiação expostos. Incorpore esses detalhes ao seu projeto e surpreenda-se.
foto: 55 Kavadrat
12. O preto e branco é uma combinação clássica para qualquer estilo, e para o escandinavo não é exceção. Apenas certifique-se de adicionar um pouco de aconchego a esta combinação. Iluminação natural e tons de madeira são ótimas opções para trazer um pouco de equilíbrio ao preto e branco.
foto: Homedit
13. O estilo escandinavo pode ter uma variação mais moderna, quando misturado com detalhes mais contemporâneos e coloridos. As pop arts se encaixam perfeitamente neste caso.
foto: Alvhem
14. O uso de materiais orgânicos e naturais como couro, metal, tecidos naturais (linho, algodão, pele), é essencial para aprimorar a autenticidade de um espaço escandinavo.
foto: Hitta Hem
15. Linhas retas e simples, tais como prateleiras e móveis sem muitas curvas, ajudam a definir e a aprimorar o décor escandinavo.
Desenvolvimento