?>
Matéria publicada por
Se você tem animais de estimação em casa, provavelmente sabe que não é uma tarefa muito fácil manter a casa limpinha e organizada e ainda manter os móveis inteiros e conservados, principalmente os sofás! E foi para os donos dessa bicharada que pesquisamos algumas dicas. Assim, você fica um pouco mais tranquilo com os seus pets e seus móveis.
É claro que nem todos os cachorros ou gatos são travessos e cheios de energia. Alguns nunca sequer colocaram a patinha em cima do sofá sem sua permissão. Na verdade, às vezes, os responsáveis por arruinar alguns móveis e tapetes podem ser os donos desastrados e estabanados e, ao invés de xixi no sofá, encontramos suco de uva, refrigerante, ketchup e etc. Então, se você se encaixa nessa descrição, o post também serve pra você!
Atualmente, no mercado, existem muitas opções de móveis e tecidos para os que desejam compartilhar da companhia de seus pets (ou um belo copo de suco de uva) e ainda manter a beleza e a elegância da casa.
foto: Robert Granoff
Como a gente bem sabe, os sofás, as poltronas e os estofados em geral são os alvos mais desejados por nossos bichinhos. Em seguida, temos os tapetes e as cortinas. O ideal, então, é escolher móveis com tecidos resistentes e, principalmente, laváveis. Se possível, os impermeáveis, contudo, sabemos que as opções de impermeáveis não são lá muito confortáveis.
Algumas opções como o couro ou o gorgurão teflonado resistem bem às garrinhas de seus bichos de estimação. O gorgurão é um tecido impermeável em um curto período de tempo (ou seja, se molhar seque logo em seguida), é extremamente fácil de lavar e resistente, sem contar que as unhas dos gatos não conseguem desfiá-lo. Se preferir os tecidos sintéticos, que são bem mais econômicos, uma boa opção é o tecido náutico, que é um tecido desenvolvido especialmente para áreas externas, muito encontrado nesses móveis de piscina e varanda. Ainda há no mercado uma opção um pouco mais nova que é uma linha especial de tecidos chamada Acquablock da Karsten, que além de impermeável é anti arranhões de gato. O mais legal desse tecido é que o seu toque é quase de um tecido normal, em nada se parece com os tecidos impermeáveis e plastificados que conhecemos.
foto: Houzz
Se você já tiver um sofá manchado, use e abuse de almofadas e mantas. Elas renovam não só o seu móvel, mas também todo o ambiente!
foto: Martha Ohara
Já para as cortinas, se você não gosta de persianas, os tecidos mais indicados são o brim, a sarja, a lona de algodão ou até mesmo o Acquablock, pois são tecidos resistentes e fáceis de lavar.
foto: Houzz
No que diz respeito aos tapetes, o pensamento é o mesmo dos estofados. O ideal é escolher tapetes confeccionados com materiais resistentes e fáceis de limpar. Cores mais escuras ou estampados disfarçam os pelos e as possíveis manchas. Os tecidos feitos com fibras sintéticas são mais econômicos do que os confeccionados com fibras naturais. Há várias opções no mercado, como o nylon ou o poliéster. Além disso, existem tapetes feitos com retalhos de couro natural, ou couro sintético, que também são ótimas opções e são fáceis de limpar.
foto: Cook Architectural
Mas cabe lembrar que é sempre bom procurar alternativas que desviem a atenção de seu bichinho de estimação de seus móveis, investindo em alguns produtos como brinquedos, tapetes higiênicos, arranhadores, caminhas, que, além de proporcionar bem estar ao animal, diminuem a bagunça. Para os cachorros mais travessos, passeios diários distraem, divertem e cansam: as energias são gastas nos passeios e não nos seus móveis!
Desenvolvimento