?>
Arquitetos do 3XN criam nova sede da ONU em Copenhague, Dinamarca, como uma estrela de oito pontas
Edifício, de 45 mil m², possui fachadas que podem ser reguladas pelos usuários e uma escadaria escultural em seu átrio
Matéria publicada por
Rodrigo Louzas
5/Julho/2013
Projetada pelo escritório 3XN, a sede europeia da Organização das Nações Unidas (ONU) foi oficialmente aberta em Copenhague, capital da Dinamarca. Localizada em uma ilha artificial, a Cidade da ONU, como se chama, reflete a natureza independente, eficiente e profissional de cada unidade do órgão mundial, segundo os arquitetos. O edifício de 45 mil m² e 54 andares tem a forma de uma estrela de oito pontas.
O revestimento das fachadas é formado por persianas de alumínio, projetadas especificamente para o empreendimento e que podem ser controladas pelos usuários. Um dos destaques do projeto é o átrio, que possui uma escadaria escultural que liga todos os pavimentos do prédio.
O projeto do complexo também possui características de sustentabilidade. A Cidade da ONU foi premiada pelo GreenBuilding Award 2012 e recebeu o LEED Platinum por abrigar áreas verdes, sistemas de refrigeração que utiliza a água do mar e painéis solares que tem capacidade de 297,000 kWh/ano. Além disso, o edifício usa apenas 45% da energia que uma construção convencional do mesmo porte utilizaria.
Apesar da inauguração, o empreendimento não está totalmente pronto. A última fase do complexo será entregue em dezembro.
Desenvolvimento