?>
Modalidade que deixa o metabolismo a mil pode ser feita em qualquer lugar
Matéria publicada por
Exercício físico que pode ser praticado em qualquer lugar e a qualquer hora, a corrida possui uma lista extensa de benefícios à saúde. Além disso, é uma modalidade que não requer investimentos altos em equipamentos ou mensalidades de academia. Com disposição, um tênis adequado e roupas leves é possível iniciar a prática.
Veja na sequência de fotos os principais benefícios da corrida:
Gasto calórico
Segundo o nutricionista doutor em fisiologia Ricardo Zanuto, correr cerca de 30 minutos promove um gasto calórico de aproximadamente 600 kcal e movimenta grandes grupos musculares. Além disso, a modalidade promove a liberação de hormônios, como glucagon, adrenalina e cortisol, que estendem o gasto de energia até duras horas depois da prática.
Queima de gordura
O especialista explica ainda que correr diminui a porcentagem de gordura corporal e ajuda a tonificar regiões como bumbum, coxas, barriga e culote.
Metabolismo
Outro benefício da corrida é que ela deixa o metabolismo a mil. De acordo com Zanuto, a atividade física aumenta a produção e secreção de hormônios da tireoide, com o T3 e o T4, responsáveis por aumentar a eficiência do gasto energético.
Bom para o coração
Além de emagrecer e queimar gordura, a corrida melhora a saúde do coração. De acordo com a Associação Americana do Coração, 40 minutos de exercício aeróbico moderado, como a corrida, de três a quatro vezes por semana ajuda a baixar a pressão arterial e o colesterol, diminuindo os ricos de problemas cardíacos.
Condicionamento físico
Na lista de exercícios físicos que mais queimam calorias, a corrida ainda melhora o condicionamento físico. Além disso, a modalidade ajuda também a fortalecer os ossos. “Com o calçado adequado, o impacto do corpo no solo durante a corrida aumenta a resistência dos ossos”, explica o especialista.
Estresse e TPM
Correr aumenta os níveos do neurotransmissor chamado dopamina, que dá sensação de prazer. Por isso, a corrida ajuda também a elevar a quantidade de serotonina no cérebro, proporcionando sensação de bem-estar, principalmente na diminuição do estresse e dos sintomas da TPM.
Desenvolvimento