?>
Com soluções espertas, a marcenaria personalizada – e coberta de tons alegres – é o ponto alto deste apartamento de 50 m², em Santo André. O projeto é da arquiteta Letícia Arcangeli
TEXTO STÉPHANIE DURANTE | REALIZAÇÃO NURIA ULIANA | REPÓRTER DE IMAGEM VERÔNICA NAKA
Matéria publicada por
Na foto à esq., bandeja da SaLaDesign com bule da Benedixt; vaso e açucareiro, da Corporação de Ofícios. À ir., os moradores Larissa e Wilber estão na bancada de madeira da cozinha, cujos armários têm acabamento de laca na cor laranja K129, da Montana. Na mesa de jantar, cor Lagoa Azul, da Suvinil. Tudo feito pela Marcenaria Santíssima Fé. Pendentes, da Lustres Irie. Banquetas, da Isto é Brasil, com futons, da Futon Company (Foto: Lufe Gomes)
Assim que tomaram a decisão de se casar, Larissa e Wilber Farias visitaram o apartamento decorado de um prédio em construção na cidade de Santo André, em São Paulo, e calcularam que os 50 m² do modelo escolhido seriam suficientes para começar a vida a dois. O casamento aconteceu na data prevista, mas a obra atrasou mais de um ano. Logo que a primeira etapa da construção ficou pronta, eles perceberam o real tamanho do espaço. “Não tínhamos noção de que seria tão pequeno”, conta Larissa.
À esq., os espelhos, instalados nas paredes atrás do banco em “L”, ampliam o ambiente. Almofadas da Corporação de Ofícios e Tamtum. Na foto seguinte, o tapete, da Botteh, cobre parte do piso com tacos palito de ipê da Assoalhos São Bernardo. O banco, da Isto É Brasil, apoia o abajur do Estúdio Glória. Da mesma loja é o sofá com almofadas da Coisas da Doris (Foto: Lufe Gomes)
Para driblar a metragem enxuta, a moradora pensou em móveis feitos sob medida, e pediu a ajuda de sua irmã gêmea, a arquiteta Letícia Arcangeli. “Queríamos os ambientes em estilo clean, quase sem cor. Mas ela nos entregou um projeto supercolorido e, para nossa surpresa, nós adoramos”, afirma Larissa.
A arquiteta deixou o apartamento alegre com a laca laranja nos armários da cozinha, que é aberta para a sala, e também com os diferentes tons de azul no piso de ladrilhos hidráulicos, no revestimento da parede acima da bancada da pia e na mesa de jantar. Para dar unidade e equilíbrio ao living, ela colocou os tacos palito. Outra solução visual é a bancada de apoio à cozinha. Por ser vazada, dá leveza ao ambiente.
No rebaixo de gesso pintado de cinza, a arquiteta instalou as caixas de som do home theater.O lustre de Murano foi comprado em viagem a Veneza e os bancos, em Gonçalves, MG. Na porta de entrada, placa com a data do casamento dos moradores. Pufes, da Bahse. No quarto, a estrutura de madeira, executada pela Santíssima Fé Marcenaria, envolve toda a cama do casal.Os nichos da lateral guardam livros e objetos da Coisas da Doris,Corporação de Ofícios e SaLa Design. As portas do armário receberam laca nas cores SW6303, SW6304, SW6950e SW6949, da Sherwin-Williams. Roupa de cama e porta-travesseiros da Trussardi. Almofadas da Tamtum (lisa) e da Coisas da Doris. Tapete, da Botteh (Foto: Lufe Gomes)
Tudo foi planejado para o conforto do casal, sem atrapalhar a circulação. “Como eles adoram organizar jantares para os amigos, usamos o banco encostado na parede da sala, assim acomoda mais pessoas na mesa, que tem cantos arredondados para não machucar ninguém”, diz Letícia.
O projeto esperto de marcenaria também fez a diferença no quarto do casal, onde cada centímetro foi bem aproveitado. “Como faltava espaço para a cama queen que eles já tinham e mais dois criados-mudos, fiz uma estrutura que a abraça e encostei os três lados dela na parede”, explica a arquiteta.
Na parede da cabeceira, ela colocou nichos junto ao guarda-roupa e um armário colorido com 20 cm de profundidade. Nos pés, dois revisteiros nos tons do armário e um painel branco para apoiar a televisão e demais objetos. Embaixo da cama, mais três nichos guardam edredons e colchas. No meio, sob o estrado, ainda há um grande baú.
Na foto à esq., painel de madeira e caixas azul e rosa, que são revisteiros, ficam junto aos pés da cama. Papel de parede, da Pip Studio. Ao centro, no alto, o segundo quarto virou closet, com armário em forma de “L”. A cor cinza é a Y090, da Montana. Na imagem seguinte, o banheiro tem piso revestido com o mesmo ladrilho hidráulico, da Ladrilar, usado na cozinha. Toalhas, da Trussardi, e vaso, da Corporação de Ofícios (Foto: Lufe Gomes)
Para acomodar todos os objetos e roupas do casal, o segundo dormitório virou um closet. “Queríamos fazer um home theater ali, mas tivemos que abrir mão dessa ideia porque percebemos que precisávamos de mais armários”, diz Larissa. “A solução foi rebaixar uma parte do teto para instalar as caixas de som no living mesmo.”
Desenvolvimento