?>
Parte 2
30 banheiros pequenos que fogem do convencional
Seja com um jardim interno ou uma parede vermelha, criatividade é essencial para deixar o banheiro com uma personalidade única. Confira 30 projetos da revista MINHA CASA
Matéria publicada por
As paredes do banheiro da designer de interiores Ana Maria Mouawad expõem tinta epóxi branca e pastilhas de vidro em vários tons de verde na área de banho. Um grande espelho sem moldura foi fixado na superfície acima da pia com uma cola apropriada ao material.
Uma banheira em estilo vitoriano é o grande destaque para este banheiro projetado pela arquiteta Adriana Yazbek: para dar o devido destaque à peça, a parede foi coberta com cimento queimado colorido verde-cana, que harmoniza com o piso de ladrilhos hidráulicos na mesma cor.
A janela deste banheiro projetado por Daniel Tesser é a esquadria redonda, que contrapõe às linhas retas dos demais elementos. Nichos na parede deixam os objetos de higiene à mão dos moradores, mas longe da vista das visitas. A parede ao fundo é revestida por pastilhas de tom azul-escuro.
A bancada deste banheiro se vale da beleza do granito preto são gabriel. Sobre ele, vão duas cubas de apoio, retas e elegantes. Ripas decorativas de MDF escurecido foram fixadas na parede entre as pias. Para completar o visual, a superfície na lateral da bancada recebeu que imita uma miscelânea de pastilhas.
Do lado de dentro, o banheiro da blogueira Thalita Carvalho exibe adesivos coloridos aplicados nos azulejos – ela escolheu as imagens na internet e mandou imprimir na gráfica do bairro. Do lado de fora, a parede recebeu tinta que dá a impressão de um quadro-negro. Desenhos e recados riscados com giz acrescentam descontração ao ambiente.
O banheiro projetado por Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes se aproxima de um ambiente de alto padrão: tinta acrílica verde cobre as paredes, à exceção das áreas molhadas. A pia com coluna suspensa é escoltada por módulos dotados de rodízios, itens a favor da ordem e da limpeza.
A área de banho da arquiteta Lívia Cavalca cobriu-se de azulejos brancos e de uma faixa de peças antigas decoradas em tons clarinho, que personaliza a solução. O restante do ambiente recebeu um barrado azulejado de diferentes alturas – na área da pia, é mais alta por causa da água que espirra.
A primeira definição da arquiteta Lilia Duarte foi o mármore de tom escuro: a pedra reveste a parede e também a bancada do banheiro. Na área do boxe, seixos envolvem o deque de madeira protegido por verniz fosco. Uma lâmpada azul de led para banho dá conta da cromoterapia.
O grande destaque deste banheiro é o charmoso tecido comprado já impermeabilizado e colado na parede que compõe o fundo de um prático módulo com prateleiras, onde a moradora guarda seus perfumes e acessórios. Para acompanhar o toque vermelho, uma faixa de cerâmica cruza todo o ambiente. Projeto de Érica Rocha.
Com projeto do arquiteto Douglas Honma, este banheiro tem pias com água corrente quente e azulejos somente na parte do boxe. O rodapé alto previne danos na pintura das demais paredes. O ofurô é feito de fibra de vidro.
Projetos dos arquitetos Saulo Szabó e Fernando Oliveira, este banheiro tem duas generosas bancadas de alvenaria: a tradicional, da pia, e uma dentro do boxe. A mistura de acabamentos inclui porcelanato e pastilhas de vidro. A decoração vem para aquecer com toques de madeira e fibra natural.
Para repaginar o banheiro e fugir do quebra-quebra da reforma, a moradora optou por uma inusitada cortina plástica com estampa do mapa do metrô de Londres – note que ela foi presa com fitas de cetim, no lugar das tradicionais argolas. O assento vermelho combina com o irreverente arranjo de flores no bidê.
Além de trazer amplitude, a dupla de espelhos esconde um segredo bem bolado: um deles é um armário! O ambiente também recebeu pastilhas, pintura marrom e bancada que vai até a parte superior do vaso sanitário. Projeto de Cláudio Helzel e Vivian Tonglet.
Com um estilo mais rústico, este banheiro recebeu piso de porcelanato que imita madeira de demolição. Faixinhas de pedra contornam as paredes e se harmonizam com o porcelanato bege. A marcenaria de MDF recebeu acabamento de laminado melamínico no padrão madeira. Projeto de Letícia Laurino Almeida.
Um pranchão forma a bancada da pia deste banheiro projetado por Rosa Brandão e Mila Regina. Abaixo do tampo, módulos com rodízios guardam os itens de higiene. A parede do espelho recebeu acabamento de placas de porcelanato que imitam mosaico travertino.
Desenvolvimento