?>
Parte 1
Seja com um jardim interno ou uma parede vermelha, criatividade é essencial para deixar o banheiro com uma personalidade única. Confira 30 projetos da revista MINHA CASA
Matéria publicada por
As paredes parcialmente descascadas do banheiro do publicitário Fábio Borges exibem frases escritas com caneta pincel pelo calígrafo Fábio Maca. A pia também é inusitada: uma bacia esmaltada branca dentro de um balde antigo foi preenchida com pedriscos, que escondem o ralo.
Adesivos de vinil nas cores turquesa e cinza dão charme ao boxe de vidro transparente neste banheiro projetado pela arquiteta Paula Bittar. O banquinho estreito tem função de revisteiro e, acima dele, prateleiras expõem perfumes, cremes e outros produtos de uso pessoal. Lajotinhas cerâmicas revestem a área do banho.
A grande sacada deste banheiro projetado por Décio Navarro é a persiana: além de esconder a janela que está por trás, também faz com que os dois espelhos acima da bancada pareçam uma só peça. Os cestos coloridos foram comprados antes e, a partir de suas dimensões, foram criados os nichos na bancada.
No banheiro da publicitária Patrícia Madaleno as paredes são a maior atração: pastilhas de vidro cobrem parte do boxe e a faixa ao lado do vaso sanitário – quem entra no ambiente percebe o efeito de continuidade dos quadradinhos. As demais superfícies receberam um porcelanato que imita mármore.
Vários pontos podem ser destacados no banheiro da designer de interiores Valentina Rocha: o criado-mudo de feitio manuelino apoia frascos de perfume, o gabinete art nouveau laqueado de vermelho guarda remédios, a janela coberta de tecido e os quadrinhos de mulheres nuas da década de 20.
A publicitária e blogueira carioca Vivi Visetin adora o visual dos elementos vazados conhecidos como cobogós e quis inseri-los na decoração do seu banheiro: para isso recortou adesivos vinílicos azuis no formato do seu bloco preferido e colou-os no boxe de vidro transparente.
Um gracioso móvel de peroba-rosa de demolição desenhado sob medida para caber ao lado do vaso sanitário substitui a pia de porcelana neste banheiro. A arquiteta Lucilla Almeida escolheu um tampo de nanoglass e arrematou o ambiente com uma faixa de ladrilhos hidráulicos.
Com um tom cereja, o lavabo da designer de interiores Cecília Guerra tem um tampo de cimento comum com um rebaixo para encaixar a cuba quadrada, criando a impressão de que é um modelo de encaixe. O espelho estreito e comprido dá continuidade à cuba. Projeto feito em parceria com a Cristiane Tamburri.
Sob a bancada deste banheiro um bom exemplo de reutilização: o gabinete branco nada mais é do que uma velha fruteira de chão. Livre das gavetas e deitado, o móvel ganhou pintura nova e teve os rodízios deslocados para a base. Agora, armazena toalhas, revistas e outros objetos.
O espaço em que fica a bancada foi planejado para receber um minicloset, mas a arquiteta Josanda Ferreira rejeitou a ideia e estendeu o piso laminado do quarto até o lavatório. Uma porta de correr conecta o banheiro e o dormitório com muita classe e isola os ambientes quando desejado.
Criativa e barata, a solução adotada por Marília Ponçano para seu banheiro é utilizar uma cortina de plástico quadriculada em preto e branco – que mesmo custando baratinho, não deixa de dar charme ao ambiente.
Para adaptar um banheiro para um ambiente para o uso das visitas, o arquiteto Daniel Tesser nem instalou o boxe: transformou o espaço em um jardim sobre seixos. Sempre trocadas, as plantas renovam o visual do jardim – ora verde com folhagens, ora colorido com flores.
A empresária Mara Fernandes achou no lixo a penteadeira desgastada e cheia de cupins. Bastou um tratamento adequado contra a praga, serrar as pernas traseiras, lixar e pintar com tinta acrílica branca para dar ao móvel um aspecto clássico. O tampo original foi substituído por um de cimento.
Um laminado decorativo com estampa abstrata reveste a parede do boxe deste banheiro projetado por Ricardo Umada. Na outra parede, ele optou por pastilhas de vidro em tom neutro. As fitas de led ao redor da ducha mudam de cor e permitem diferentes ambientações. Os acessórios de tom prateado harmonizam com o cinza predominante.
Uma elegante parceria é flagrada no banheiro da suíte da arquiteta Marina Carvalho: pastilhas de porcelana na cor jade e tampo de Silestone branco – material à base de quartzo e resina, com alta resistência a riscos e agentes químicos. O espelho é de cristal lapidado.
Desenvolvimento