?>
Uma série de materiais que imitam os originais amplia as possibilidades na hora da obra
Matéria publicada por
Nunca os revestimentos foram tão democráticos. Ao mesmo tempo que as madeiras, mármores, ladrilhos e outros elementos naturais mantêm seu público fiel, a cada ano surgem mais alternativas para cobrir superfícies com personalidade e conforto. São porcelanatos, pisos vinílicos, laminados e cimentícios que surpreendem pela reprodução perfeita dos efeitos. Mais sustentáveis, eles também são uma ótima solução para diminuir os custos da obra. Veja abaixo alguns ambientes com revestimentos alternativos.
(Foto: Maíra Acayaba/Editora Globo)
Preservando a natureza
O piso da cozinha gourmet que parece madeira é na verdade um PVC, da Interfloor Carvalho Rústico, que imita o material nobre. Fácil de limpar, conservar e aplicar, é ideal para áreas que recebem muitas pessoas. Impressos em alta definição, esses substitutos (cerâmicas também são boa opção) ganham texturas de veios na superfície. Assim, a reprodução chega ao máximo da realidade, como esperava a designer de interiores Patricia Hidelbrando.
(Foto: Luis Gomes/Editora Globo)
Vintage
Na cozinha cujo maior destaque é o armário com laca brilhante em amarelo, equilibrado pelo aço inox e preto dos eletrodomésticos, o porcelanato que imita ladrilho hidráulico é o arremate do ambiente. Os fabricantes conseguem reproduzir até mesmo as ondulações e sulcos típicos dos ladrilhos originais. O projeto é da arquiteta Beatriz Quinelato.
(Foto: Maíra Acayaba/Editora Globo)
Prático
Os ambientes da área social são unidos pelo piso com placas de porcelanato no tom concreto. O ar é contemporâneo. São mais práticas e com melhor acabamento do que o cimento queimado, diz a arquiteta Tininha Loureiro. O original é suscetível a manchas e trincas, um motivo importante para considerar o uso das réplicas ao escolher o material da reforma.
(Foto: Edu Castello/Editora Globo)
Cara nova
Parece um mosaico de azulejos. Mas é um tecido adesivo para a parede. Opção fácil para radicalizar a decoração sem precisar de quebra-quebra em casa. O colorido traz alegria ao ambiente. Muitos imitam também os tradicionais azulejos portugueses apenas em tons de azul.
(Foto: Edu Castello/Editora Globo)
Mesmo efeito
É possível ter a sensação dos tijolinhos à vista sem os transtornos de uma obra. Na parede deste apartamento de uma economista, em São Paulo, foi o papel de parede texturizado que transformou o ambiente. E sem sujeira. O material exige mais cuidado do que os adesivos. Mas a aplicação ainda é mais tranquila do que a reforma
Desenvolvimento