?>
De arranha-céus em Dubai a tendência high-tech em Paris, descubra construções que chamam a atenção no mundo
Matéria publicada por
Seja pelo design inovador, importância histórica ou entrosamento com paisagens impressionantes, há construções que sempre encantam e causam curiosidade. Espalhadas ao redor do mundo, elas atraem turistas e apaixonados por arquitetura. Podem ser formas divertidas na Polônia e na Holanda, um clássico de Gaudí na Espanha ou até uma casa modernista no Brasil. Sem grana para ver todas de perto? Mostramos aqui, com lindas fotos, 10 maravilhas feitas pelo homem que valem a pena conhecer.
1. Hotel Burj Al Arab, Dubai, Emirados Árabes
Em Dubai, tudo é extravagante. Boa parte da cidade foi construída sobre ilhas artificiais, inclusive o Burj Al Arab, que significa “torre das arábias”. O projeto é do arquiteto inglês Tom Wright, que desejava transformá-lo em um ícone do local, como a Tor (Foto: Divulgação)
2. Krzymy Domek, Sopot, Polônia
A “casa curva” parece ter saído de um desenho animado. E foi justamente inspirado por livros infantis de Jan Marcin Szancer e Per Dahlberg que os arquitetos do escritório polonês Szotynscy & Zaleski fizeram o projeto. Com 4.000 m², funciona como centro co (Foto: Divulgação)
3. Casa Once Mujeres, Beranda, Chile
Já pensou uma casa habitada por 11 mulheres? Este foi o desafio do arquiteto chileno Mathias Klotz ao projetar uma casa para um casal com 11 filhas. O projeto acabou sendo uma obra-prima da arquitetura, que chama ainda mais a atenção pela paisagem para a (Foto: Divulgação)
4. Centro Georges Pompidou, Paris, França
O museu é um marco da arquitetura. Desenhado pelo italiano Renzo Piano, a construção de 1977 pontuou a decadência da arquitetura moderna e o início da high-tech, corrente em que elementos tecnológicos são usados como objetos estéticos. No Pompidou, isso p (Foto: Reprodução/Pictify)
5. Casa Milà ou La Pedrera, Barcelona, Espanha
Uma das principais obras do arquiteto Antoni Gaudí, é Patrimônio Mundial da Unesco. Não possui nenhuma linha reta e lembra dunas de areia ou ondas de lava. A construção de 1907 influenciou muitos projetos modernos, como a Chapelle Notre Dame du Haut, de L (Foto: Divulgação)
6. Pavilhão de Portugal, Lisboa
A estrutura parece uma folha de papel que flutua, mas, na verdade, trata-se de concreto. A construção impressionante é do arquiteto Álvaro Siza Vieira (Foto: Reprodução/Ezimut)
7. Residência Tomio Ohtake, São Paulo, Brasil
O projeto de um dos mais importantes arquitetos brasileiros, Ruy Ohtake, também merece destaque. Além do design da casa, também chamam a atenção as obras de arte de Tomie Ohtake no local (Foto: Reprodução/Archdaily)
8. Museu Judaico de Berlim, Alemanha
A importância histórica do local o tornou um dos mais visitados da Alemanha. O museu, que conta a história dos judeus alemães ao longo de dois milênios, foi fundado em 1933 e fechado em 1938 pelo regime nazista. Em 2001, Daniel Libeskind projetou o novo e (Foto: Divulgação)
9. Kubuswoning, Roterdã, Holanda
As divertidas “casas cubo” do arquiteto Piet Blom chamam a atenção por ficarem inclinadas (Foto: Creative Commons)
10. Waldspirale, Darmstad, Alemanha
O condomínio tem prédios muito diferentes dos convencionais. Eles são coloridos, têm janelas diferentes e formas orgânicas. Projeto do arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser (Foto: Reprodução/Strange Buildings)
Desenvolvimento