?>
Na hora de comprar muita gente ainda tem dúvidas sobre as funções dos dois aparelhos; entenda e saiba como escolher
Redação Bonde
Para quem gosta de cozinhar, um fogão, forno ou qualquer utensílio deve cumprir sua função de forma rápida, eficiente e com toda a segurança. Mas para muita gente, montar uma cozinha não é tarefa fácil, já que alguns produtos têm funções muito parecidas e na hora de comprar o equipamento podem surgir dúvidas. Esse é o caso dos fornos de micro-ondas e elétricos.
Ao contrário do que muita gente pensa, esses dois eletrodomésticos não são antagônicos. Na verdade, eles se complementam. Embora os dois apresentem algumas semelhanças - ambos esquentam e descongelam os alimentos e são fáceis de utilizar - o ideal é dispor dos dois eletrodomésticos. Mas, se por questões de espaço ou custo for preciso escolher apenas um entre eles, observe bem o que você precisa e o que cada um pode oferecer de melhor. Neste caso, para decidir, o mais indicado é observar as características dos dois produtos.
Reprodução
Forno elétrico
O forno elétrico funciona pelo aquecimento de uma ou mais resistências e tem como característica principal um preparo mais natural dos alimentos, mantendo o interior mais macio e suculento e o exterior crocante. Existem modelos com tamanho aproximado de um forno convencional, podendo até mesmo substituí-lo. Como vantagem extra, podemos citar a não utilização de gás de cozinha, podendo funcionar até mesmo como substituo de última hora, quando você for pego de surpresa com o fim do seu botijão de gás. É indicado para o preparo de carnes, massas, bolos e tortas.
Ao avaliar o espaço interno, pense no maior item que gostaria de preparar no forno elétrico e constate se aquele modelo tem as dimensões necessárias para o que você deseja.
Micro-ondas
Para decidir entre o micro-ondas e o forno elétrico é preciso analisar o seu estilo de vida. Pessoas que gostam de comida congelada ou pretendem aderir a este recurso para diminuir o tempo gasto na cozinha precisam, de fato, de um micro-ondas.
O equipamento funciona a partir da emissão de ondas vindas dos magnétons, que fazem as moléculas dos alimentos se agitarem e com isso, serem cozidas ou esquentadas. Você vai utilizá-lo para descongelar alimentos ou requentá-los. Sim, você pode cozinhar utilizando o microondas, desde que respeitando os tempos indicados no manual. Contudo, o microondas resseca um pouco mais os alimentos, por isso, é muito mais indicado para aquecer refeições já preparadas ou para comidas congeladas.
Uma vantagem dos micro-ondas são as facilidades das receitas pré-programadas. Você pode, por exemplo, encontrar micro-ondas com função Grill ou micro-ondas com função brigadeiro, que são uma mão na roda quando falta tempo.
Outra vantagem do forno de micro-ondas, claro, está em sua rapidez com que cumpre as tarefas. São necessários apenas alguns segundos ou minutos para o preparo ou finalização dos pratos. (Com informações do Shopping Uol e Zoom)
Desenvolvimento